fbpx
Karweb - Internet em Números - Dados Mundiais

Entendendo Dados Mundiais | Internet Em Números #01

Você já parou para pensar se vale a pena estar na internet?

Eu acho que você topa com provas incontestáveis de que seu negócio deveria estar online todos os dias, mas não percebe. Quer apostar?

Todos os dias você tem pelo menos uma dessas experiências:

  • Entrar em aguma mídia social (como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, por exemplo);
  • Pesquisar por algum lugar usando um buscador;
  • Pesquisar por algum produto ou serviço usando algum buscador; ou
  • Pesquisar por alguma informação.

Mas existe um fato muito interessante: mesmo com todas essas experiências online, você ignora um fato incontestável.

É extremamente fácil colocar o seu negócio na internet. Além disso é extremamente lucrativo atrair clientes usando essa ferramenta. E ainda tem mais: você está perdendo muito dinheiro ao utilizar a internet somente como ferramenta de diversão.

Olá, meu nome é Caio Azevedo. Seja muito bem vindo a websérie Internet Em Números. Nós da Karweb separamos o conteúdo dessa websérie com muita dedicação. Ele vai ao ar todas as sextas-feiras. Você pode o consumir em formato de texto, áudio ou vídeo – o que for melhor para você.

Sendo assim, se você quer receber dicas gratuitas sobre como alavancar suas vendas através da internet, siga os perfis sociais da Karweb. Nós temos um Canal no YouTube, uma Fan Page no Facebook, um Perfil no Instagram e também estamos presentes no Twitter e no LinkedIn.

Aliás, por falar em conteúdo gratuito, este artigo é um deles. Já que você tirou um tempo para estudar e se beneficiar dele sem pagar nada por isso, que tal retribuir o favor? Utilize os botões abaixo para compartilhar essa websérie com alguém que você sabe que precisa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Agora chegou o momento. Livre-se de todas as distrações.Feche todas as abas do navegador, feche aplicativos no celular e vamos começar.

Como é o Mundo Da Internet?

O mundo chegou a incríveis 7,68 bilhões de pessoas: uma incrível marca populacional. Com esse incrível número, vem uma incrível gama de necessidades. Afinal, cada uma dessas pessoas vai precisar de diferentes produtos em diferentes momentos da sua vida.

É óbvio concluir, então, que um grande número de pessoas cria uma grande demanda por uma grande variedade de produtos. E, para satisfazer essa demanda, óbvio, existirá um grande número de empresas.

A sua empresa vai ser uma delas?

Bom, essa websérie chamada “Internet em Números” não fala sobre esses 7,68 bilhões de pessoas. Nós, da Karweb, e eu Caio Azevedo em especial, queremos utilizar essa série para falar sobre o mundo de oportunidades que a internet representa.

Nesse primeiro episódio, eu vou falar sobre como a internet é utilizada no mundo. Vou aproveitar o gancho para introduzir os principais conceitos, indicadores e análises do mundo digital.

População Mundial Total

Sendo assim, que tal falarmos um pouco sobre a população mundial?

Como eu já falei pra você agora há pouco, o mundo tem incríveis 7,68 bilhões de pessoas. A população mundial cresceu 1,1% em relação a 2018, resultando em mais 84 milhões de “novas” pessoas.

O que isso significa?

Bom, primeiro um número maior de pessoas significa mais oportunidades. Afinal um aumento no número de pessoas certamente significa um aumento na demanda por produtos e serviços. Oras, são mais bebês para usar fraldas, mais mulheres para comprar maquiagem e mais homens para comprar bermudas masculinas.

Em segundo lugar, significa que o mercado já é grande o suficiente para comportar também um grande número de empresas. Afinal, essas pessoas precisam comer, se vestir, ser educadas, ter saúde, ter saneamento básico, precisam se divertir e et cetera.

O aumento populacional impacta muitos aspectos da nossa vida, mas eu não quero entrar em detalhes porque, afinal, estamos falando de internet. Certo?

Usuários Únicos de Celular

Sendo assim, vamos manter o foco em coisas relacionadas à internet. E nada vem mudando mais a maneira como nos conectamos do que os telefones celulares. Ou devo dizer… os smartphones?

No mundo, já são 5,1 bilhões de usuários únicos de celulares. Preste atenção ao termo “usuários únicos”. Afinal, ele quer dizer que, se uma pessoa tem três contas de telefone móvel, ela ainda conta como um único usuário. Então a sua prima Beth, portadora de um chip da TIM, um chip da Claro e um Chip da Oi, por exemplo, ainda conta como uma única usuária de telefone.

Sabe o que esse número revela? Que a penetração dos celulares é ainda maior do que a da internet. 67% da população possui um telefone móvel, contra apenas 57% que têm acesso à internet. Eu não sei se você ficou surpreso com essa informação, mas eu, com certeza, fiquei.

Continuando… em relação ao ano passado, o número de usuários únicos de celulares aumentou em 100 milhões. Isso significa um aumento de 2,0%.

Fato interessante: a população cresceu em 84 milhões de pessoas e o número único de usuários aumentou em 100 milhões. Você sabe o que isso significa? O acesso aos celulares está sendo facilitado em todo o mundo.

Isso é uma justificativa muito plausível para algumas tendências que podemos observar no mundo digital. O aumento de usuários mobiles de redes sociais e o aumento nas buscas utilizando comandos de voz são alguns excelentes exemplos.

Eu não quero estragar a surpresa para o próximo episódio da nossa websérie, mas os números aqui no Brasil também são impressionantes, só que estão indo na contra-mão.

Opa, estraguei a surpresa?

Usuários de Internet

Vamos falar sobre internet? Não importa se for internet móvel ou wifi, ok?

Pois é: mundo tem magníficos 4,39 bilhões de usuários de internet. Isso representa uma penetração de 57%. Em outras palavras, mais da metade da população mundial tem acesso à internet. É muita gente conectada.

Existe um fato muito interessante sobre esses números: uma vez inserido no mundo digital, o hábito de consumo de um determinado indivíduo muda muito. Afinal, ele para de depender exclusivamente de lojas locais e das informações de vendedores.

Sabe quantos novos usuários de internet surgiram no mundo no último ano? Magníficos 367 milhões deles! O número de novos usuários de internet superou a população total brasileira, que é de 211,6 milhões. É como se 173% da população brasileira começasse a usar a internet ao longo do ano.

Ao contrário do que você possa estar pensando, isso não acontece todos os anos. Foi um aumento de 9,1% do número total de usuários. Estamos na melhor era mundial para vender produtos e serviços através da internet!

Usuários de Mídias Sociais Ativos

Vamos falar um pouco sobre mídias sociais?

Então eu preciso quebrar um certo paradigma agora. Nem todo mundo que está na internet está nas mídias sociais. Isso pode parecer estranho se você é uma pessoa conectada e sociável. Só que os números não mentem.

No mundo, são 3,48 bilhões de usuários de mídias sociais. Você lembra do número de usuários de internet? São 4,39 bilhões. Isso significa que somente 79% dos usuários de internet fazem uso de redes sociais no mundo. Os outros 21% podem somente ser atingidos por outros meios digitais.

Só que vale a pena dizer: apesar da penetração das mídias sociais não ser de 100%, o número 79% é satisfatoriamente alto. Isso significa que ignorar a presença da sua empresa em mídias sociais é um erro grave. Não estar no universo das mídias sociais pode, inclusive, ser um erro fatal.

Outra coisa importante sobre as mídias sociais no mundo é que o número de usuários cresceu, proporcionalmente, quase tanto quanto os de usuários de internet: 9,0%. São fantásticos 288 milhões de usuários, um número que, novamente, é maior do que toda a população brasileira.

Usuários Móveis de Mídias Sociais

Ok, todos esses números são impressionantes. Só que você também precisa ouvir um pouco sobre os usuários móveis de mídias sociais.

Um número gigante de pessoas acessa as mídias sociais através de dispositivos móveis. Você sabe que número é esse? Exatos 3,26 bilhões de pessoas.

Isso significa que 93% dos usuários de mídias sociais estão nelas também através de telefones celulares. Pode parecer incrível, e realmente é: o número de usuários em dispositivos móveis é um número que não pára de crescer.

Para você ter uma ideia, no último ano, esse número aumentou em 10%. São 297 milhões de novos usuários. Esse número é maior do que o número de novos usuários de telefones celulares, que é de 100 milhões. Aliás, mais uma vez, esse número é maior do que toda a população brasileira.

Isso significa uma tendência muito forte: cada vez mais pessoas utilizam os telefones celulares para acessar as mídias sociais e a internet. Em outras palavras, não somente o número de usuários de smartphones aumenta, mas os antigos usuários entram no mundo digital social e móvel de forma cada vez mais acelerada.

Tendência para os próximos anos

Sendo assim, para terminar a análise, é importante que você pense sobre como os números vão se comportar no futuro.

Eu não sou um expert em crescimento populacional, então não me sinto confortável em opinar sobre essa tendência os próximos anos. O que você acha? A população mundial tende a crescer ou não? Utilize a área de comentários para me dizer sua opinião.

Em contrapartida, quando falamos sobre usuários únicos de telefone celular, acredito que a tendência é que seu crescimento fique acima do crescimento populacional. Afinal, essa é uma constância que encontramos na última década pelo mundo todo.

Sobre o número de usuários de internet, eu acredito que a tendência é que ele aumente também. Afinal, estamos vivendo em um mundo cuja tecnologia de conexão avança cada vez mais rapidamente. Isso significa que vai ficar cada vez mais fácil e mais barato se conectar a internet.

Na mesma direção, o número de usuários ativos de mídias sociais tende a crescer também. A taxa de crescimento pode atingir dois dígitos percentuais entre 2019 e 2020. Afinal, a taxa de crescimento aumentou ao longo dos anos e ficou perto de 10% entre 2018 e 2019.

Quanto ao número de usuários sociais em dispositivos móveis, a taxa de crescimento deve manter os dois dígitos percentuais nos próximos anos. Principalmente porque a tecnologia de acesso à internet em smartphones já está bem acessível. “Como assim”, você pergunta? Celulares de 10 anos atrás já se podiam conectar ao Facebook, Twitter e et cetera. Esses celulares são extremamente baratos hoje.

O que vem por aí?

“Ok, Caio. Todos esses números são bem legais. Mas como eu fico sabendo sobre o meu país?”

Vamos lá!

O “Internet Em Números” é uma websérie da Karweb. O meu objetivo com ela é que você entenda o grande impacto que a internet pode ter no seu negócio. Se você quer atrair novos clientes para o seu negócio, a internet é o melhor lugar.

No próximo episódio da série, veremos um panorama geral do nosso país. O que será que os números da internet no Brasil têm para nos contar?

Se você quer saber como alavancar os seus negócios utilizando a internet, inscreva-se no nosso canal do YouTube, Fan Page de Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Estamos presentes em todas as mídias sociais.

Te vejo no próximo episódio? Deixe nos comentários!

Forte abraço!

Compartilhe Essa Publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email